quarta-feira, 14 de março de 2012 in ,

EU LI: A Menina que Brincava com Fogo



Sinopse: "Não há inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade", raciocina Lisbeth Salander, protagonista de "A Menina que Brincava com Fogo", de Stieg Larsson. O autor - um jornalista sueco especializado em desmascarar organizações de extrema direita em seu país - morreu sem presenciar o sucesso de sua premiada saga policial, que já vendeu mais de 10 milhões de exemplares no mundo. 

Nada é o que parece ser nas histórias de Larsson. A própria Lisbeth parece uma garota frágil, mas é uma mulher determinada, ardilosa, perita tanto nas artimanhas da ciberpirataria quanto nas táticas do pugilismo, que sabe atacar com precisão quando se vê acuada. Mikael Blomkvist pode parecer apenas um jornalista em busca de um furo, mas no fundo é um investigador obstinado em desenterrar os crimes obscuros da sociedade sueca, sejam os cometidos por repórteres sensacionalistas, sejam os praticados por magistrados corruptos ou ainda aqueles perpetrados por lobos em pele de cordeiro. Um destes, o tutor de Lisbeth, foi mor-to a tiros. Na mesma noite, contudo, dois cordeiros também foram assassinados: um jornalista e uma criminologista que estavam prestes a denunciar uma rede de tráfico de mulheres. A arma usada nos crimes - um Colt 45 Magnum - não só foi a mesma como nela foram encontradas as impressões digitais de Lisbeth. Procurada por triplo homicídio, a moça desaparece. Mikael sabe que ela apenas está esperando o momento certo para provar que não é culpada e fazer justiça a seu modo. Mas ele também sabe que precisa encontrá-la o mais rapidamente possível, pois mesmo uma jovem tão talentosa pode deparar-se com inimigos muito mais formidáveis - e que, se a polícia ou os bandidos a acharem primeiro, o resultado pode ser funesto, para ambos os lados. 
"A Menina que Brincava com Fogo" segue as regras clássicas dos melhores thrillers, aplicando-as a elementos contemporâneos, como as novas tecnologias e os ícones da cultura pop. O resultado é um romance ao mesmo tempo movimentado e sangrento, intrigante e impossível de ser deixado de lado.



Salve salve, amigos, tudo certo?
Então, terminei tem 2 semanas o segundo volume da trilogia millennium - "A Menina que brincava com fogo".
O livro continua no mesmo estilo do primeiro. Inicialmente não parece muito empolgante a leitura, exceto pelo caso de você estar lendo uma continuação e querer saber como estão os dois personagens principais: Mikael e Lisbeth, o que eles fizeram depois do último acontecimento em "O Homem que não amava as mulheres". Pesa contra o fato de isso prolongar por páginas demais (lembra na resenha do vol 01 que eu falo sobre o início do livro que é chato? Então, aqui não é que seja chato - há momentos legais e interessantes - mas a "enrolação" se extende mais do que o vol 01).

Passando essa parte... lá pela página 230 (não lembro com exatidão) começa a verdadeira história. Daí você tem que se controlar pra não esquecer as coisas importantes que tem que fazer no dia, pois certamente estará viciado com a leitura.

Na história, adentraremos mais sobre Lisbeth Salander, conhecendo seu passado, seus medos e seu mode de pensar e agir e, claro, tentaremos com ela e Mikael desvendar o caso policial.

Na minha opinião, de uma forma geral, o livro 01 é mais agradável. Mas só falo isso se me perguntarem um dia e depois de insistir para eu falar qual o melhor.

É isso galera, o livro, nem preciso falar, é MUITO RECOMENDÁVEL.

O Preço? Pode ver aqui onde é mais barato (tem a versão econômica e a não econômica): http://www.bondfaro.com.br/livros.html?auto=1&kw=menina+brincava+fogo


Por fim, sobre o filme sueco, fiquei um pouco decepcionado. Muita modificações foram feitas (tá blz, sei que é normal isso para adaptar, mas acredito que poderia ter sido melhor). Mas de uma forma geral, vale a pena dar uma conferida após ter lido o livro.
PS: Mas não adianta QUASE SEMPRE o livro será melhor. Até hoje achei que o filme Senhor dos Anéis foi o único que me agradou mais do que o livro.

É isso, amigos, boa leitura a todos e não deixem de comentar.
Abraços!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...