quinta-feira, 19 de abril de 2012 in

EU LI: A Rainha do Castelo de Ar

E CHEGA AO FIM A TRILOGIA MILLENNIUM, QUE DEIXARÁ SAUDADES AOS FÃS DE LISBETH SALANDER





E ae amigos, tudo certo? Acabei nesse minuto (17:55 de 19 de abril de 2012) de ler o terceiro e último volume da trilogia Millennium: "A Rainha do Castelo de Ar". Bora ler a resenha?

Sinopse: Com mais de 15 milhões de exemplares vendidos no mundo, a trilogia Millennium é uma das mais bem-sucedidas séries policiais dos últimos anos, e já conta com uma versão cinematográfica prevista para estrear no Brasil. Quer seja tratando da violência contra as mulheres, quer seja enfocando os crimes cometidos por magnatas ou pelo Estado, a saga cumpre sua principal missão: a de nos prender numa leitura envolvente, cheia de mistérios.
Neste terceiro e último volume da série, Lisbeth Salander se recupera, num hospital, de ferimentos que quase lhe tiraram a vida, enquanto Mikael Blomkvist procura conduzir uma investigação paralela que prove a inocência de sua amiga, acusada de vários crimes. Mas a jovem não fica parada, e muito mais do que uma chance para defender-se, ela quer uma oportunidade para dar o troco. E agora conta com excelentes aliados. Além de Mikael, jornalista investigativo que já desbaratou esquemas fraudulentos e solucionou crimes escabrosos, no mesmo front estão Annika Giannini, advogada especializada em defender mulheres vítimas de violência, e o inspetor Jan Bublanski, que segue sua própria linha investigativa, na contramão da promotoria.
Com a ajuda deles, Lisbeth está muito perto de desmantelar um plano sórdido que durante anos se articulou nos subterrâneos do Estado sueco, um complô em cujo centro está um perigoso espião russo que ela já tentou matar. Duas vezes. 
"A Rainha do Castelo de Ar" enfoca de modo original as mazelas da sociedade atual, tendo conquistado um lugar único na literatura policial contemporânea.


Análise/Crítica: Esse terceiro e último volume (reza a lenda que o autor antes de morrer chegou a escrever mais de 200 páginas do que seria um quarto) trata-se de uma continuação imediata do segundo volume.

Aqui, os dois personagens principais (Mikael e Lisbeth) mergulham de cabeça nos problemas descobertos e deixados soltos no segundo volume. Enquanto no primeiro tudo começou com a máfia da prostituição na Suécia, acabaram descobrindo que o buraco é muito mais em baixo. Neste volume há toda uma teoria da conspiração, tendo como origem um órgão oculto que nem mesmo a cúpula do Governo sabe de sua existência. E é contra isso que os personagens vão lutar.


A história é muito boa, a escrita do autor continua como nos dois volumes anteriores, e isso ajuda para você conseguir fazer uma leitura que flua normalmente nas quase 700 páginas. Entretando, eu acredito que o livro poderia ter umas 200 páginas a menos, pois o blá blá blá em muitas páginas persistem.

Um ponto negativo que achei foi o fato de beleza, nas páginas iniciais está tudo explicado, o ponto central, os personagens devidamente apresentados, bem como o modus operandi deles. E pronto, o livro agora só vai desenvolvendo isso, sem nenhuma reviravolta ou revelação que nos choque ou que nos dê mais alguma sensação de "caralho que foda!". Não, pelo contrário, o livro desde o início já se encaminha para o óbvio. Os mocinhos (diferente do normal) são os mais fodas, possuem os melhores recursos, são os mais inteligentes sempre; já os vilões, pelo contrário, não passam de um bando de incompetente.

A leitura não é ruim, tendo sua história principal bem criativa, mas achei que o desenvolvimento da trama ficou no feijão com arroz.

Mas, seja como for, valeu a leitura mais uma vez da personagem Lisbeth Salander, uma criação de Stieg Larsson muito bem desenvolvida, sendo uma heroína que foge de qualquer regra e clichê! Para mim, figura no Top 10 de melhores personagens da literatura!

É isso galera, por tudo, o livro é muito bom também. Mas, como disse com o segundo, esse volume também eu aconselharia a ler quando tivessem realmente tempo para dar atenção (e no geral você não se arrependerá).

Nesse momento vou dar um tempo em livros com mais de 400 páginas rsrsrsrs.

Preço segundo pesquisas: CLIQUE AQUI E VEJA OS PREÇOS.

Abraço a todos! E até a próxima!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...