quinta-feira, 5 de abril de 2012 in ,

EU LI: X-men: a era do apocalipse. Vol 01 (de 06)


Sinopse: Roteiros: Howard Mackie, Jonh Francis Moore, Brian K. Vaughan, Scott Lobdell, Ralph Macchio, Terry Kavanag e Judd Winick | Desenhos: Terry Dodson, Steve Epting, Nick Napolitano, Joe Bennett, Ian Churchill, Roger Cruz e Alan Davis


Sem mais delongas: começa a sair em março deste ano a coleção de encadernados que talvez seja a mais aguardada em muitos anos pelo marvelmaníaco brasileiro... A Era do Apocalipse, na íntegra e em ordem cronológica!

Aclamada pela crítica e pelos fãs, a megassaga abalou profundamente o universo mutante, mostrando um mundo distorcido governado pelo genocida déspota mutante Apocalipse. Nesta sombria realidade, somente uma esperança resiste: Magneto
e seus Assombrosos X-Men.

Acabamento: brochura
Miolo: páginas coloridas em papel couchê
Formato: 17,0 cm x 26,0 cm

Editora Panini


Resenha/Análise: Então galera, essa HQ foi publicada a partir de 1995. Como sou leitor "novato" (comecei a ler HQ apenas em 2006), antes de comprar perguntei a alguns conhecidos mais velhos que leram a saga A era do apocalipse à época original. Pois bem, a maioria me disse para não comprá-la, porque os desenhos eram confusos, bem como sua história.

E eu teimoso, mesmo assim, analisando o preço da HQ (lançada apenas por 19,90 mais de 200 páginas de quadrinhos), acabei comprando a HQ.

Eis então que eu quebrei a cara.

Explica-se.


Realmente os desenhos são muito confusos! Narrativa totalmente esquisita, desenhos invadindo outros quadros de forma muito exagerada, além de não seguir uma ordem lógica na leitura em algumas poucas páginas. (Infelizmente Scott McClound não tinha lançado sua trilogia sobre como fazer quadrinhos nessa época).

Constatei, lendo essa HQ, o quanto nós melhoramos em tudo, em como se fazer quadrinhos.
A começar pelos desenhos. Totalmente exagerados, anatomias anabolizantes, e fora outras coisas... hoje, os desenhos são infinitamente melhores. Até os piores dos piores desenhistas de hoje talvez desenhassem melhor!
As cores também melhoraram muito. Mas, claro, isso se deu com toda certeza devido à evolução tecnológica que passamos na última década.
A narrativa e roteiro... Ah isso sim... enquanto no desenho e cores a evolução seja justificável, já que os artistas podem contar com os recursos de uma tecnologia muito superior, o mesmo não se pode falar em roteiro e narrativa.
A história tem uma premissa muito boa - um mundo reinado pelo mutante mais temido: Apocalipse. Mas isso para por aqui. O argumento é narrado de forma totalmente infantilizada! É daquela época, por exemplo, um quadrinho cujo desenho é de um meteoro caindo na terra, daí mesmo que feito de forma clara, eis que o quadrinho vem junto com uma legenda "E um meteoro atinge a Terra". E isso acontece no hoje quase extinto balão de pensamento do personagem. Ele fica "pensando/falando" coisas óbvias, que não precisavam estar ali escrito. Meu Deus, eu li há um certo tempo a primeira HQ de Stan Lee e, serinho, a narrativa infantil da época das HQs se encontravam presente numa HQ de 1995!

Não é à toa que obras da mesma época quase como Watchmen, Cavaleiro das Trevas, dentre outras, fizeram um estrondoso sucesso, pois estavam uma década à sua frente, mas que hoje, acho eu, não passariam de histórias mais normais (talvez algumas exceções como watchmen).

Se você é APENAS UM SIMPLES fã (como eu sou), não gastaria meu dinheiro com essa HQ (ainda mais que ela foi dividida em 6 partes). Eu gastaria com uma outra obra da equipe, talvez a saga desenhada por cassaday e escrita pelo diretor do filme que sairá esse ano (2012): Os Vingadores.

Mas se você é um SUPER FÃ NEURÓTICO, eu compraria, pois o preço é muito convidativo, a qualidade gráfica é excelente e, o principal, o preço é muito bom (como disse, apenas 19,90 para mais de 200 páginas de quadrinhos! A panini poderia lançar mais encadernados assim!!!!)

É isso galera, essa é a resenha do volume 01 da Era do Apocalipse.
Fiquem com Deus (ou se você não acreditar, fique na paz) nessa páscoa.
Abraço!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...